Comércio critica Prefeitura de Itabuna

As três entidades de comércio de Itabuna, CDL, ACEI e o Sindicom, se reuniram para analisar o momento do setor. Elas consideram que existe uma boa retomada das vendas, mas as lojas do centro vêm sendo prejudicadas pela omissão Prefeitura.

A Avenida do Cinquentenário, que ficou meses fechada, foi reaberta ao tráfego, mas a Prefeitura manteve dezenas de barreiras bloqueando o estacionamento ao longo da calçada. A cidade sempre sofreu com a falta de vagas no centro e este bloqueio piora a situação. Também não existe Zona Azul para organizar o estacionamento.

“Não vejo sentido as grades de ferro na avenida do Cinquentenário, que prejudicam os lojistas desta área, os quais já tiveram grandes prejuízos. Além disso, reivindicamos o retorno do transporte coletivo para a cidade e a Zona Azul, que traz disciplina e organização ao trânsito, além do vagas para os clientes”, afirma Sérgio Velanes, da ACEI.

Um grande problema são os sete meses sem transporte urbano. Prefeitura e empresas empurram o problema uma para a outra, enquanto os clientes ficam sem ônibus para fazer compras no centro e os trabalhadores são obrigados a usar mototáxi ou ir a pé.

Já as empresas, que antes pagavem vale-transporte, estão sendo obrigadas a arcar com o custo maior dos mototáxis para manter suas equipes trabalhando. As viações São Miguel e Sorriso da Bahia dizem que estão sem caixa e que a Prefeitura deve a elas R$ 800 mil em vales-transporte.

Lojistas e comerciantes reclamam que a falta de ônibus tem sido responsável pelo baixo movimento de pessoas na área central da cidade e nos principais bairros, onde a atividade comercial é relevante. Já os rodoviários sofrem com atrasos de 30% nos salários cortados desde março.

Mesmo com esses problemas, Sérgio está otimista. "Até o final do ano, a expectativa é de que o comércio tenha um maior crescimento no volume de vendas, tendo em vista o período promocional de Black Friday e as festas de final de ano. Mas precisamos articular ações em conjunto com os próprios lojistas a fim de ampliar os dias de promoção".

19:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm