Candidatos geram aglomeração nas ruas

Os candidatos a prefeito das cidades no sul da Bahia resolveram ignorar de vez o perigo de contaminação dos eleitores por coronavirus, que já matou mais de 500 pessoas em Itabuna e Ilhéus. Eles vêm promovendo passeatas com centenas de pessoas amontoadas, muitas sem máscara.

Por coincidência, em Itabuna e Ilhéus, onde os atuais prefeitos são candidatos à reeleição, o número de casos ativos de coronavirus despencou de uma hora para a outra. Em Itabuna a queda foi mais "mágica". Desde que a campanha eleitoral começou, os casos caíram de mais de 2.500 para 250, em menos de um mês.

Em Ilhéus, tanto Valderico Reis Junior quanto Cacá e Mário Alexandre têm provocado aglomerações irresponsáveis. A farra de passeatas no interior já preocupa o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas. Ele pediu à Justiça Eleitoral que proíba passeatas, carreatas, comícios, caminhadas e ações semelhantes.

Segundo Vilas-Boas, “o objetivo é evitar o crescimento acelerado de casos e redobrar a atenção em diversas localidades, a exemplo das regiões Sudoeste, Sul, Norte e Nordeste, que tem permanecido com um platô elevado de infectados e taxas de ocupação de leitos em percentuais de atenção”.

"Dezenas de municípios estão se recusando a testar a população, com medo de aparecer casos e isso ter impacto eleitoral. Isso é extremamente grave", denuncia. "Estamos oferecendo uma capacidade de 5.000 exames por dia no Lacen mas processando menos da metade".

"Isso porque os municípios ativamente estão procurando colocar para debaixo do tapete os casos que estão acontecendo", denunciou o secretário em entrevista a uma tevê. "Precisamos da parceria dos municípios e em alguns casos não estamos conseguindo".

O juiz da 29ª Zona Eleitoral, Alex Venícius Miranda, proibiu caminhadas, passeatas e paredões que reúnam mais de 100 pessoas em Ibicaraí. Quem desobedecer terá que pagar multa de R$ 50 mil. A decisão está prevista na resolução do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que define as medidas sanitárias para as eleições deste ano.

21:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm