Booktuber incentiva leitura na Bahia
Cynara Silveira, uma moradora em Floresta Azul, no sul da Bahia, é formada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz e trabalha na biblioteca do IFBA, em Ilhéus. E são justamente os livros sua maior paixão, desde cedo, quando folheava histórias em quadrinhos mesmo antes de saber ler.
Desde 2018 Cynara tem um perfil no Instagram onde compartilha sua rotina de leitora. Porém, há 2 meses, durante a pandemia do novo coronavírus, ela decidiu tentar algo novo e ampliou seu alcance criando um canal no Youtube, tornando-se uma “booktuber”.
Juntos, os perfis "Leiture-Cy" são seguidos por mais de 2 mil pessoas. Além de apresentar resenhas sobre os livros lidos, Cynara compartilha dicas sobre como desenvolver o hábito da leitura. “A leitura me faz viajar, conheço mais do mundo e mais sobre outras pessoas”.
Uma das postagens fala da distribuição gratuita de livros físicos para seus seguidores. A doação de exemplares do livro “A maior Esperança” coincide com o Dia Nacional da Leitura, 12 de outubro. Ela espera que o tema abordado no livro ajude os internautas a atravessar este período de pandemia.
“A leitura desse livro é muito fácil, tem uma linguagem muito boa e ainda tem QR codes que direcionam para um vídeo que complementa o conteúdo do capítulo. Recomendo”, completa Cynara. Ela conta que tem recebido um retorno positivo dos seguidores e alguns têm voltado a se interessar por livros.
Segundo dados da 5ª pesquisa “Retratos da Leitura”, de 2015 para 2019 caiu em 2,6% o número de pessoas que leram livros por vontade própria nos 3 meses anteriores. Em contrapartida, a previsão é de que o uso das redes sociais aumente em mais 20% no país até 2023, segundo o Statista e Ecommerce na Prática.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
