Bahia vacina contra o sarampo até 31
A Bahia está participando de uma campanha de vacinação de emergência contra o sarampo. A meta é vacinar as pessoas de 20 a 49 anos até o dia 30. No Brasil, são mais de 40 mil postos de saúde participando desta ação, que destinou 36 milhões de doses para o público-alvo.
Desde o início da ação, em 23 de março, cerca de 9 milhões de pessoas foram vacinadas. Até setembro, foram notificados 15.734 casos suspeitos de sarampo em 20 estados e no Distrito Federal. Nesse mesmo período, o Brasil registrou sete mortes pela doença.
Mesmo diante da pandemia da Covid-19, a recomendação é de que as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde tomem medidas para evitar aglomeração nos serviços de vacinação e garantira segurança de quem for se vacinar.
A vacinação contra o sarampo tenta interromper a circulação do vírus no Brasil. Já foram feitas tres etapas, com crianças de seis meses a 5 anos, com jovens de 20 a 29 anos e a terceira com a população de 5 a 19 anos.
O sarampo é uma doença grave e muito contagiosa. Um doente pode transmitir para até 18 pessoas. A transmissão ocorre pelo ar, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A Bahia teve casos de sarampo neste ano, mas está há 12 semanas sem novas ocorrẽncias.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
