Bahia: 46 mil cortaram o plano de saúde

Um levantamento do IBGE mostra um dos muitos impactos do fechamento da economia feito pelo Governo da Bahia e as prefeituras sob a alegação de combater o coronavirus. Até agosto, 46 mil baianos desistiram de ter plano de saúde no estado, dados confirmados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O Brasil teve o desemprego aumentado para 13,8%, porém a Bahia atingiu níveis recordes com 18,7% de sua população sem emprego, percentual alarmante que é ainda maior entre os jovens, onde passa dos 30%. A renda dos que mantiveram os empregos também sofreu redução.

No mesmo período de 2019, o número de baianos que ficaram sem condições de pagar o plano de saúde tinha sido quase cinco vezes menor, de 10 mil. O aumento da desistẽncia entre os dois anos foi de 349%. A redução deste ano equivale à população inteira de cidades como Ipiaú, Mata de São João e Poções.

O tamanho da desistência dos planos de saúde na Bahia pode ser melhor observado quando comparado com o número nacional. O estado, sozinho, foi responsável por quase metade dos 87 mil brasileiros que deixaram de ter este benefício em 2020.

As cidade onde as pessoas mais desistiram do plano de saúde foram Salvador, com mais de 22 mil pessoas, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Juazeiro e Lauro de Freitas.

20:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm