Turismo sofreu nova queda em julho

O levantamento do Conselho de Turismo da FecomercioSP, com base em números divulgados pelo IBGE, aponta que o turismo nacional sofreu queda de 50,3% no faturamento de julho, em relação ao ano passado. O setor registrou faturamento de R$ 7,2 bilhões, ou R$ 7,3 bilhões a menos do que há um ano.

A previsão é de que estes resultados melhorem a partir de setembro, em decorrência dos feriados. Segundo a Federação, o transporte aéreo segue como o mais impactado, com queda de 78,1% e já acumula perda no ano de 46,7%. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), indica que, em julho, a demanda caiu 78,9%.

Na sequência, o grupo de alojamento e alimentação registrou retração de 54,5% em julho. Para recuperar o fôlego, acesso ao crédito é essencial para os empresários. A sanção da Média Provisória 963, que aportou R$ 5 bilhões ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur), foi de extrema importância para o setor.

Nesta fase de reabertura gradual, o Conselho de Turismo da FecomercioSP aponta que a demanda por viagens de curta distância para regiões próximas dos grandes centros – seja interior, seja litoral – está crescendo, uma vez que muitas famílias estão cansadas de ficar em casa e buscam viagens rápidas para ter mais espaço e lazer.

Este é um fenômeno que tem sido chamado de “turismo de isolamento”, uma grande oportunidade para empresas de locação de veículos, transporte rodoviário, hotelaria, restaurantes, entre outros. Ainda, é importante pensar que parcerias locais aumentam a possibilidade de preços mais acessíveis, o que chama a atenção dos turistas.

Ou seja, um hotel pode oferecer desconto de um translado e um combo de alimentação especial de algum restaurante da região. Neste momento, não adianta pensar somente no próprio negócio, mas em toda a cadeia, para que mais recursos possam circular, e, com isso, contribuir para a geração de emprego e distribuição de renda.

Para minimizar os prejuízos, FecomercioSP recomenda também que os empresários se aproximem cada vez mais dos consumidores por meio das redes sociais, como o Instagram, a fim de apresentar as possibilidades de se realizar um turismo seguro.

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