Tremor de Amargosa foi o maior no Brasil

De acordo com análise do Serviço Geológico do Brasil, o terremoto de 4,2 graus na escala Richter ocorrido em Amargosa, no dia 30 de agosto, foi o maior evento sismográfico registrado na Bahia. A análise levou em conta registros da série histórica e do ambiente geológico.

O estudo foi em conjunto com o Instituto de Geociências da UFBA, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Sociedade Brasileira de Geologia. Ele mostra que, mesmo sem tremores com magnitudes elevadas e associadas a danos graves, é possível notar que o Recôncavo é uma das regiões propensas a ter terremotos no Brasil.

Do total de registros na Bahia, apenas 8 superaram os 4 graus da escala Richter, contudo, nunca ultrapassando os 5 graus. Já a região de Amargosa apresenta 33 registros de terremoto, tendo o primeiro ocorrido em 1899 com uma magnitude estimada em 3,5 graus.

"Um dos objetivos da pesquisa foi tranquilizar a população," explica Valter Sobrinho, pesquisador do Serviço Geológico do Brasil. Ele explica que não é possível prever quando esse fenômeno natural vai acontecer. “Mas pela energia envolvida nos sismos no Brasil, nenhum estudo mostra que se deva ter alguma preocupação”.

“Os tremores devem continuar, isso vem desde a separação do Brasil da Africa. É uma área que tem propensão, mas não tem uma magnitude que cause destruição. Pode acontecer? Pode, mas achamos muito pouco provável”, completa.

22:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm