Rui não protege, nem deixa proteger

O governador Rui Costa (PT), que se omitiu em relação aos ataques do MST a assentados no extremo-sul, não se conforma com o socorro enviado pelo Governo Federal, mandando a Força Nacional para restabelecer a ordem em Prado e Mucuri.

A Procuradoria-Geral da Bahia vai ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para reverter a atuação da Força Nacional sem anuência do governo baiano.O governador alega que o envio da FN é "invasivo e ilegal, agravado pelo total desprezo às regras de convivência democrática”.

O Ministério Público Federal pediu a suspensão da liminar que permitiu ações de reintegração de posse nos municípios de Prado e Mucuri, no Extremo sul da Bahia. A solicitação foi feita na tarde de sábado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Desde o dia 3 a Força Nacional está nas duas cidades, para reforçar a segurança durante o processo de titulação de terras dos assentamentos agrários. Segundo o MPF, os fatos apresentados pelo Incra "estão incompletos" e a reintegração de posse pode "expor mais pessoas à Covid-19".

Os donos das glebas de terra da reforma foram expulsos por marginais ligados ao MST, que incendiaram casa, trator e moto, além de espancar e ferir várias pessoas. O Governo do Estado deixou a violência seguir sem repressão e os moradores apelaram ao Governo Federal.

23:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm