Licínio de Almeida tem o melhor ensino

Licínio de Almeida, cidade do sudoeste baiano, com pouco menos de 13 mil habitantes, teve a melhor nota do estado, 7,3, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019 no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). A média foi acima do projetado para este ano, de 5,6, e que as notas estadual, de 5,3, e nacional, de 5,9.

Emancipada em 1962, quando se desmembrou das vizinhas Urandi e Jacaraci, apesar da pouca idade, a cidade é exemplo em educação pública na Bahia - até a filha do prefeito estuda na rede pública. Os dados do IDEB foram divulgados na terça-feira pelo Ministério da Educação.

No Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), Licínio de Almeida ainda ocupou o segundo lugar, com nota 6,0, ao lado do município de Novo Horizonte, e ficou atrás somente de Jacaraci, que teve score de 6,3. A evolução da cidade nesses índices, que contabilizam escolas da rede pública municipal e estadual, dobrou ao longo dos anos.

Na primeira avaliação do Ideb, em 2005, a média dos alunos nos anos iniciais era de 3,6. Nos anos finais, foi de 2,9. O aumento foi de 108% e 106%, respectivamente. A receita deste sucesso, segundo a secretária de educação municipal Mychely Teles, é o investimento em capacitação dos professores e a assistência individualizada dos alunos.

Ilhéus alcançou 4,6 no fundamental I e 3,8, no fundamental II, abaixo das metas, e 3,8 nas séries finais do ensino médio, um pouco acima. Já Itabuna teve 4,3 no fundamental I, 3,6 no II e nas séries finais do ensino médio 3,3, acima da meta de 3,1.

23:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm