Hemoba promove a doação de medula

Essa semana é dedicada ao cadastro de doadores de medula óssea em todo o mundo. Na Bahia, a Fundação Hemoba convidou sete artistas e influenciadores digitais para alavancar o número de cadastros durante a pandemia. De janeiro a agosto de 2019, o hemocentro registrou 14.595 mil pessoas cadastradas.

Com a crise sanitária, o número caiu para 4.589 mil, 68% a menos em relação ao ano anterior. O diretor geral Fernando Araújo explica que a queda no número de cadastros de doadores de medula está diretamente ligada à ausência de novos doadores de sangue.

“Até dezembro ultrapassamos o teto de 20 mil cadastros, que é o determinado pelo Ministério da Saúde para a Bahia. Este ano, desde o começo da pandemia, temos recebido os doadores de sangue que já são fidelizados e, por consequência, que também já são cadastrados como doadores de medula. Esperamos captar novos doadores".

Com o tema Este Ano Nossos Heróis Usam um Novo Uniforme, fazendo referência ao uso da máscara durante a pandemia, a campanha é parte do movimento virtual #wmdd2020, do World Marrow Donor Day (WMDD), que acontece todo ano no terceiro sábado de setembro em mais de 50 países.

Na Bahia, é o primeiro ano em que a mobilização é quase inteiramente digital. O influenciador digital Ivan Mesquita, um dos convidados, se cadastrou no banco de doadores de medula óssea antes de realizar sua primeira doação de sangue e para a campanha fez uma paródia da música Solinho da Rebeta.

Ele chamou Léo Santana para o desafio de cantar em suas redes. “Eu pensei: se sozinho eu consegui captar 13, 14 doadores, convidando outros influenciadores vamos conseguir muito mais!” Além de Ivan Mesquita, participam o ator Pisit Mota, o cantor Alexandre Peixe, a dançarina e influenciadora Lorena Improta e o grupo Filhos de Jorge.

Mais de 189 mil pessoas são cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e 794 baianos já receberam doação desde 2009. Em Salvador, o procedimento é feito no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) e no Hospital São Rafael, mas as pessoas podem doar em qualquer estado.

No sábado, 19, a Hemoba vai fazer cadastros das 7h às 16h em sua sede, na Avenida Vasco da Gama, por ordem de chegada. Para ser doador de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos, boas condições de saúde, preencher um formulário com dados pessoais e fazer a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue.

21:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm