Gacc alerta para o câncer infantil

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) segue com a campanha Setembro Dourado em todo o território nacional até esta quarta (30). A campanha visa a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil através dos sinais e sintomas.

O Gacc Sul Bahia não parou e faz parte deste esforço, atuando nas redes sociais, sites, blogs e outros meios virtuais durante a pandemia. Atualmente, 80% das crianças e adolescentes atingidos pela doença podem ser curados. Mas a taxa de cura ainda deixa a desejar quando a descoberta é feita tardiamente.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil ele já representa a primeira causa de morte (8%) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. O Gacc sugere aos pais que fiquema tentos aos sinais e sintomas, como palidez progressiva, sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas.

Mais febre prolongada sem causa definida, vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão, diminuição da força em pernas ou braços, caroços em qualquer lugar do corpo, ínguas, dores no corpo que não passam, e brilho branco nos olhos quando a criança tira fotografia com flash.

“Estamos chegando ao fim do mês de setembro o qual dedicamos ao Setembro Dourado, mas a luta contra o câncer infantojuvenil é diária. É preciso mudarmos as estatísticas e, para isso, é necessário que todos os adultos responsáveis por crianças e adolescentes estejam atentos aos sinais e sintomas da doença".

"Isso é essencial para que o diagnóstico seja feito sempre precocemente. A CONIACC e o GACC Sul Bahia seguem no trabalho de informar, conscientizar e acolher. Até o final do ano teremos outras ações em torno dessa causa e contamos com a atenção e a ajuda de todos”, afirma Rilder Campos, presidente da CONIACC.

19:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm