Estado lança editais pela Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura da Bahia lançou 8 editais usando verbas do Programa Aldir Blanc Bahia, repassadas pelo Governo Federal. Os primeiros, publicados no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (30), são os do Prêmio das Artes Jorge Portugal, da Fundação Cultural do Estado.

Os outros serão publicados nos próximos dias. As seleções contemplam diversas linguagens artísticas, manifestações populares, comunidades tradicionais e segmentos da cultura, além de patrimônio e salvaguarda, livro e leitura, memória e biblioteca.

O investimento de mais de R$ 50,7 milhões para a cultura na Bahia é feito com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, em cumprimento à Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020. As chamadas públicas para linguagens artísticas terão 50% das cotas aos negros.

“As chamadas públicas lançadas por meio do Programa Aldir Blanc Bahia têm por objetivo serem simplificadas e abrangentes, visando uma rápida execução para cumprirmos os prazos da regulamentação federal, e contemplar ações e propostas que vão movimentar a cultura”, diz a secretária estadual de cultura, Arany Santana.

A visão do governo destoa dos artistas, que têm criticado o excesso de burocracia e de exigências, além de um processo de aprovação confuso e a inclusão de baianas de acarajé como "artistas". O assunto entrou na pauta do programa Mesa Pra 2, da rádio Morena FM, de Itabuna, nesta quarta. A íntegra esté em https://anchor.fm/marcel-leal

21:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm