Convenções podem ser feitas até 16/9
As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro podem ser realizadas até o dia 16. Serão definidos os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, respeitando o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.
Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos em que filiados com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos que disputarão o pleito. Também é quando o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas.
Ele ainda sorteia os números com os quais os candidatos concorrerão e definem coligações nas eleições para vereador (elas não existem mais para prefeito). A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos - da convenção partidária ao registro das candidaturas - podem ser online.
Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
