Aulas já retornam em sete estados

Com a redução da incidência e mortalidade pela covid-19 em parte dos estados, a discussão sobre o retorno das aulas presenciais ganha força. O Amazonas (foto) saiu na frente e iniciou as atividades presenciais nas escolas ainda em agosto. Mas em diversos estados a retomada ainda gera polêmica.

Além do Amazonas, o governo do Pará autorizou o início das aulas em 1º de setembro. Em Minas Gerais, cursos de pós-graduação puderam reiniciar aulas presenciais no sábado (5). No Rio Grande do Sul e em Pernambuco, as unidades puderam funcionar a partir desta terça (8).

No Espírito Santo, a data fixada foi a próxima segunda-feira (14). As aulas na rede privada do Rio de Janeiro também tem início previsto para a semana que vem. Nas rede pública do Rio, no entanto, a previsão é de retomada em 5 de outubro.

No Distrito Federal, o governo anunciou a volta às aulas para o início de agosto, mas recuou e ainda não definiu uma data. Em diversos outros estados os governos prorrogaram a suspensão das aulas presenciais. É o caso do Amapá e do Tocantins, para 30 de setembro; e de Rondônia, para 3 de novembro;

As aulas continuam suspensas, sem prazo para retorno, em Roraima, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná e Santa Catarina. No Maranhão, o governo promoveu uma consulta, mas ainda não divulgou os resultados. No Piauí, o governo iniciou um debate com a comunidade sobre a volta do 3º ano do ensino médio.

A Bahia se tornou o segundo estado em casos acumulados de coronavirus, com 271.963, e o sexto em mortes (5.693), mesmo sendo um dos que mais trancaram a economia e o transporte.

Até 13 de setembro, 358 municípios estão com transporte suspenso na Bahia. Na prática, todos os 417 estão com o transporte suspenso, porque os ônibus não podem atravessar municípios com bloqueio e os que estão liberados são cercados pelos que não estão. A liberação é só retórica.

Salvador está no início da Fase 3 do plano de retomada das atividades, acordado entre prefeitura e Estado. Com isso, ficou permitida a reabertura dos clubes sociais para práticas esportivas, com exceção daquelas que exijam contato físico. Os shopping centers podem funcionar em horário reduzido: de segunda a sábado, das 12h às 20h.

Também podem funcionar comércios de rua de até 200 m², igrejas, drive-ins, restaurantes e lanchonetes, academias, salões de beleza e barbearias, entre outros negócios. Desde 2 de setembro, eventos e atividades com a presença de público superior a 100 pessoas estão liberados, desde que previamente autorizados.

23:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm