Vilas Boas explica aumento de mortes
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclareceu, em entrevista a Mário Kertész no Jornal da Bahia no Ar, retransmitido no sul do estado pela Morena FM de Itabuna, a alta nos óbitos apontados no boletim diário de coronavírus. De acordo com ele, o número não representa um aumento recente nas mortes por Covid-19.
Vilas-Boas disse que, há cerca de três semanas, a Sesab descobriu que havia uma grande sub-notificação de óbitos nos municípios de pequeno porte e também em hospitais privados. Por isso, os técnicos fizeram um esforço, inclusive com empréstimo de funcionários do SAC que estavam em home-office, para resolver o problema.
A Sesab entrou em contato com as 417 secretarias municipais de Saúde para que entrassem no sistema de notificação do Ministério da Saúde e concluíssem a investigação dos óbitos. O secretário explicitou que “uma morte por Covid-19, que é de interesse epidemiológico, é diferente de outros falecimentos, porque precisa de toda a checagem.”
Ao longo dessas últimas três semanas, segundo o titular da Sesab, o mutirão deu resultado. "Tanto que, quando se vai olhar a data dos óbitos nos boletins, dá para ver que não foram 74 somente na quinta, mas 85% tem mais de uma semana e 50% tem mais de 15 dias. Esse rastro vai até quase dois meses atrás”, afirmou.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
