Teatro Popular de Ilhéus será fechado

Atolado em dívidas, o Teatro Popular de Ilhéus vai fechar as portas. Além da falta de dinheiro para pagar os compromissos, a situação foi agravada, ainda mais, devido à pandemia do novo coronavírus. O montante no vermelho já passa de R$ 70 mil.

Neste mês, o Teatro Popular de Ilhéus completa 25 anos. Desde o último espetáculo, em 14 de março, os produtores e artistas sofrem sem apresentações, público e bilheteria. Por isso, o acúmulo de débitos aumentou. A direção do TPI relatou constantes atrasos do Governo do Estado no repasse de verbas do Fundo Nacional da Cultura.

Com o recurso, a direção conseguia pagar mais de 70% das despesas. Em Ilhéus, a exemplo de outras cidades, os artistas também aguardam o repasse do governo federal através da Lei Aldir Blanc, que disponibiliza até R$ 10 mil para grupos e coletivos de cultura.

A verba também vai contemplar profissionais da cultura cadastrados como pessoa física - artistas, produtores culturais e técnicos . Eles estão parados desde março, sem poder trabalhar. Ao todo 15 profissionais que trabalham diretamente no Teatro Popular estão há quatro meses sem receber salário.

Para atenuar a situação, os espetáculos foram reformulados e as apresentações durante a pandemia tem sido por um aplicativo de vídeo. Mas isso é insuficiente. A Prefeitura de Ilhéus negociou dívidas do espaço com credores, mas a volta das apresentações ainda está indefinida.

23:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm