SSP lança delegacia digital sob pressão

Depois de muitas cobranças, inclusive do Sindicato dos Policiais Civis, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia apresentou nesta quinta a nova Delegacia Digital. Casos de violência envolvendo mulheres, crianças, idosos, estelionato, intolerância religiosa, ataque online, racismo, homofobia e roubo, entre outros podem ser registrados na plataforma.

No site www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br a vítima iniciará o processo de registro. Um atalho ficará disponível no portal da SSP-BA. Na sequência, aparecerão as instruções de uso e o alerta de que falsa comunicação é crime. Em seguida a vítima digitará seus dados pessoais e relatará o caso de abuso ou violência de que tenha sido vítima.

Nos crimes contra a mulher, criança, adolescente e idoso, envolvendo violência física ou sexual, que necessitam de exames periciais, a unidade virtual enviará a guia para exame, através do e-mail cadastrado pelo uruário. Com o documento impresso, ele vai até o Departamento de Polícia Técnica e faz o exame de corpo de delito.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, disse que a ampliação da Delegacia Digital estava em fase intermediária. Mas, diante da pandemia e da necessidade de redução de circulação de pessoas, o processo foi acelerado

e a ferramenta renovada foi entregue à população.

Não poderão ser registrados homicídio, latrocínio, lesão dolosa grave ou seguida de morte, infanticídio, suicídio, aborto, extorsão mediante sequestro, crimes contra o patrimônio com violência (a não ser que sejam cometidos contra mulher, criança, adolescente e idoso) ou perigo de contágio de moléstia grave.

0:00  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm