Rui se recusa a preservar médicos

O Sindicato dos Médicos da Bahia informou que o Governo do Estado se retirou definitivamente da mesa de negociação estabelecida pela Justiça do Trabalho para afastar ou remanejar, da linha de frente do atendimento da Covid-19, os médicos idosos e com comorbidades.

O Sindimed vinha, desde o início da pandemia, lutando por dar aos médicos o mesmo direito dos demais servidores do Estado que são alvo prioritário do coronavirus e que foram afastados. “Ao excluir qualquer possibilidade de negociação, o Governo da Bahia abandona os médicos de grupos de risco à sua própria sorte".

"É lamentável essa indiferença, pois, no mundo inteiro, os profissionais da área de saúde são os mais atingidos pela contaminação do coronavírus, decorrente da exposição à grande carga viral”, afirma a presidente do Sindimed-BA, Dra. Ana Rita de Luna Freire Peixoto.

A Secretaria de Saúde do Estado já não participou da última audiência no Ministério Público do Trabalho, na quarta-feira, 5. A ação coletiva visa resguardar os direitos dos profissionais vinculados ao serviço público, Fesf SUS (hospitais do SUS terceirizados) e Ebserh, bem como do setor privado. A demanda incluiu ainda as médicas gestantes.

O sindicato conseguiu na Justiça, em 29 de abril, decisão favorável para que a categoria tivesse tratamento similar aos demais servidores, no que tange ao afastamento ou remanejamento por idade superior a 60 anos ou comorbidades. Na ocasião, a 5ª Vara da Fazenda Pública estabeleceu o afastamento.

A liminar concedida assegurou aos que apresentam essas condições de fragilidade o remanejamento com substituição por outros médicos, para que fosse resguardado o atendimento à população. Porém o Governo do Estado não acolheu o pleito e recorreu da decisão Liminar.

19:29  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm