PF fez uma operação gigante na Bahia

139 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão foram cumprios na Bahia e em outros 12 estados nesta terça-feira, em uma operação da Polícia Federal para combater o tráfico internacional de drogas. O esquema é investigado há quatro anos pela PF de Pernambuco.

Os policiais investigam o envio de drogas para o exterior e o uso de helicópteros para o transporte de cocaína pelo Brasil. A PF confiscou sete aviões, cinco helicópteros, 43 caminhões e 35 imóveis, entre urbanos e fazendas. Ao todo, o bloqueio chega a R$ 100 milhões.

Além da Bahia, a Operação Além-Mar foi deflagrada em Alagoas, Paraíba, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo a PF, toneladas de cocaína foram exportadas para a Europa via portos brasileiros, especialmente através do Porto de Natal (RN).

O esquema era viabilizado por quatro quadrilhas autônomas que atuaram em conexão. As investigações foram iniciadas em 2018 a partir de informações enviadas à Coordenação Geral de Prevenção e Repressão ao Tráfico de Drogas, da Polícia Federal, pela National Crime Agency (NCA) do Reino Unido, em parceria para reprimir o tráfico de cocaína.

Segundo a PF, durante a fase sigilosa das investigações foram presas 12 pessoas e apreendidas mais de 11 toneladas de cocaína, no Brasil e na Europa. Entre os presos estava um traficante que permaneceu foragido da justiça brasileira por 10 anos e era procurado pela PF e pela NCA. Ele foi preso em Jundiaí (SP), em março de 2019.

20:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm