Moradores fecham rodovia em protesto

Um grupo de moradores da zona Norte de Ilhéus fez um protesto, na manhã desta quinta-feira, na rodovia Ilhéus –Uruçuca, antes da ponte que dá acesso aos bairros São Domingos e São Miguel, cobrando medidas para conter o avanço das marés.

Neste mês, ao longo da praia, troncos de árvores caídos, muros de alvenaria no chão e sacos de areia espalhados pelo mar demonstram a fúria da natureza. O protesto formou um grande engarrafamento, prejudicando o trânsito na BA-262. Os moradores portavam cartazes e faixas com críticas à Prefeitura e os governo do Estado e Federal.

Também foi alvo da irritação dos moradores a Companhia das Docas da Bahia (Codeba), que há décadas promete uma solução, mas tem se omitido ao longo dos anos. Os manifestantes relataram o quanto as famílias tem sofrido vendo seus imóveis residenciais ou comerciais desmoronando na beira da praia.

Na quarta-feira, a maré alta derrubou parte das cabanas do Norte Shore, que fica a poucos metros da pista. Ao longo do mês, outras barracas já haviam sofrido os mesmos danos. O avanço do mar é antigo e surgiu como consequência da construção do molhe em mar aberto do Porto do Malhado, no final da década de 60.

Depois de muita pressão, finalmente a Prefeitura de Ilhéus está colocando pedras nos pontos críticos, mas informa ser necessária uma intervenção maior de engenharia para cessar o problema. Moradores prejudicados dizem que a Codeba precisa fazer estudos para evitar que percam seus imóveis.

A água do mar também se aproxima da pista da BA-001, ligação entre Ilhéus e Itacaré, que pode ser interrompida com a queda de uma das pistas. E o problema continua no resto do mês. Segundo o Centro de Prevenção do Tempo e Estudos Climáticos do INPE, para esta sexta-feira estão previstas marés ainda mais altas, com fortes ventos e uma frente fria.

0:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm