Marinha aperta fiscalização na baía

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informa que vai intensificar a fiscalização nas embarcações que fazem transporte de passageiros na Baía de Todos os Santos, tendo em vista a retomada de importantes linhas pelo modal hidroviário de modo regular.

A ação, que tem como objetivo garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida no mar e a prevenção da poluição proveniente de embarcações, vai fortalecer a fiscalização do tráfego aquaviário realizado pela CPBA e reafirmar o compromisso da Marinha em promover a segurança no mar.

A fiscalização ocorre por meio de Inspeções Navais, durante as quais equipes de Inspetores Navais da CPBA abordam as embarcações, verificam a regularidade da documentação e dos condutores, a existência e o estado do material de salvatagem e de segurança.

Além disso, a IN visa orientar, instruir e fiscalizar o tráfego aquaviário, contribuindo para a elevação da mentalidade de segurança no mar e águas interiores. A autuação e aplicação de penalidades é adotada quando se observa que a embarcação apresenta irregularidades previstas na lei.

A exemplo do que aconteceu no ano passado, nos meses de junho e julho a CPBA também cumpriu um cronograma de vistorias navais nas embarcações que fazem a travessia entre Salvador e Mar Grande, a fim de garantir o cumprimento dos requisitos de segurança da navegação.

A CPBA também alerta para um aspecto muito importante. Em caso de acidente em rios e mares, o fator tempo é fundamental. Por isso, é crucial que o fato seja imediatamente comunidado à MB pelo número 185, de emergências marítimas e fluviais, que opera 24h por dia.

Adicionalmente, a CPBA apresenta 15 recomendações para a Segurança da Navegação. Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.

Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair. Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes. Faça manutenção preventiva. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes.

Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Previna incêndios em sua embarcação.

Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias. Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Lembre-se: o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil. Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

23:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm