Itabuna ameaça as empresas de ônibus

Rodoviários de Itabuna fizeram manifestação, nesta quinta, em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, contra as demissões no transporte coletivo, que nos quase cinco meses de inatividade chegaram a 100 cobradores, motoristas e despachantes. Também houve assembleia na sede do SindRod.

O presidente do sindicato, Arlensen Nascimento, declarou que a situação está insustentável, com o risco de mais demissões. A Prefeitura, segundo ele, estuda a colocação de vans para substituir a frota de ônibus, parada desde março por conta da pandemia da covid-29. O sindicalista considera a medida inadequada.

Para o sindicalista, a ideia pode resultar na perda de 500 empregos. Arlensen diz que a sociedade também pode perder ainda mais com a colocação das vans para o transporte público, principalmente pessoas com deficiência, cadeirantes, idosos e estudantes de meia gratuidade.

O Sindicato dos Rodoviários defende a intervenção direta ou parcial da Prefeitura nas concessionárias São Miguel e Sorriso da Bahia por quatro ou cinco meses, para que o serviço e os empregos sejam mantidos. Além de gerir o sistema, o município teria total conhecimento da realidade, principalmente quanto ao faturamento diário das empresas.

Depois de se omitir, a Prefeitura divulgou nota dizendo que os contratos de concessão estão sendo avaliados para possível revogação. Motivos para isso já tinha, pois as empresas descumprem itens como a construção de estações de transbordo e bilhete integral, exigidos no contrato e nunca cumpridos.

Estudo relativo a maio, da Confederação Nacional do Transporte, aponta que 64,6% das empresas de transporte sofreram queda do faturamento. 74,8% estimavam impactos negativos da crise por mais de quatro meses e 34,1% tinham a capacidade de pagamento muito comprometida.

20:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm