Internet de 1Gb vai ajudar pesquisas

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está implantando uma infovia para educação, pesquisa e inovação em diversas regiões do estado, através do Programa Veredas Novas, que visa o atendimento em banda larga.

Dois campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Paulo Afonso já foram conectados com circuitos de 1 Gb/s, essenciais para integrar a rede da universidade com a comunidade acadêmica mundial, o que possibilita desenvolver pesquisas científicas e mostrar para o mundo os trabalhos produzidos localmente.

A secretária Adélia Pinheiro destaca a importância da parceria com a RNP para levar internet de qualidade onde houver um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). “Os novos circuitos instalados pela RNP estão substituindo os de apenas 20 Mb/s de velocidade. Com esta ação, o campus da Uneb passa a contar com uma velocidade 50 vezes maior".

"Com este trabalho de interiorização, potencializaremos as pesquisas existentes na região, pois conectamos também em Paulo Afonso os campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Federal da Bahia (Ifba), além de mostrar para o Brasil e para o mundo o empenho de nossas pesquisadoras e pesquisadores”.

O professor Bruno Leite reitera que a conexão vem para mudar para melhor a realidade da comunidade acadêmica local. “Paulo Afonso, por exemplo, é um dos Campi onde o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal oferece vagas de Mestrado Acadêmico no município e região".

"Além da diminuição do custo para a universidade, a conexão representa um aumento significativo na velocidade da internet, viabilizando o pleno desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa realizadas no departamento”, destaca.

22:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm