Ilhéus faz enrocamento na orla norte
Depois que moradores e cabaneiros de praia amargaram prejuízos econômicos, além de dramas pessoais e familiares, finalmente a Prefeitura de Ilhéus iniciou o trabalho de colocação de pedras para conter o avanço do mar no litoral norte. A ação foi iniciada nos bairros São Domingos e São Miguel.
O serviço de contenção é coordenado pela secretaria municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura com a Defesa Civil. As pedras devem funcionar como quebra-mar, evitando que as águas da maré alta atinjam as casas e cabanas, siminuindo os danos causados pelo avanço das ondas.
A Prefeitura desenvolve o serviço visando estabilizar a situação, que se arrasta há anos. Existe a previsão de um projeto de intervenção mais duradouro, feito em parceria com o Governo do Estado, mas a promessa é antiga. As pedras que foram usadas na construção da nova ponte estão sendo colocadas em pontos onde há incidência maior de erosão.
A construtora OAS, empresa responsável pela obra, está encarregada de transportar as pedras aos bairros São Domingos e São Miguel. Mas, neste último, o trabalho requer um estudo mais específico de adequação e requalificação dos espigões. O enrocamento e a correção de problemas integram um plano de melhoria para proteger a costa de Ilhéus.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
