Governo faz revolução com ferrovias

Reportagem publicada na edição de segunda do jornal O Estado de São Paulo mostra que as ferrovias começam a entrar, efetivamente, em uma nova fase de investimento pesado e expansão da malha federal. A apuração do jornal paulista se concentrou em acordos já firmados.

Mais as contratações de obras e leilões que estão com data marcada para ocorrer. Pelas informações obtidas junto a empresários do setor ferroviário, grandes produtores rurais, transportadoras, mineradoras, ministérios ligados ao setor da logística e especialistas em infraestrutura, o que se vê é um cenário marcado pelo pragmatismo.

O objetivo é dar passos que se convertam em investimento, geração de emprego, redução de custos e ampliação do modal. Esses passos já estão marcados pelo traçado de três grandes empreendimentos ferroviários, entre eles a conclusão do trecho central de 485 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Barreiras e Caetité.

Mais de R$ 410 milhões deste mesmo acordo com a Vale foram reservados pelo Ministério da Infraestrutura para a compra de trilhos. A aquisição dos lingotes será feita no início do ano que vem. O traçado inicial de 537 km da Fiol, entre Caetité e o porto de Ilhéus, tem leilão de concessão marcado para o primeiro trimestre de 2021,

Ele receberá investimento de mais R$ 1,6 bilhão para sua conclusão. O Porto Sul, que será destino final dessa malha, deixou de ser uma lenda e começou a ser construído pela Bahia Mineração.

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