Ecommerce vendeu muito em julho

As maiores lojas virtuais do Brasil atingiram a marca de 1,29 bilhões de acessos de consumidores em julho e comemoram o terceiro melhor desempenho de audiência dos últimos 12 meses. Os dados constam do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, um estudo da consultoria Conversion, especializada em marketing e comércio eletrônico.

Ele traz uma análise dos 216 maiores sites de venda online e 15 setores que compõem o cenário do ecommerce nacional. Segundo o relatório, o desempenho em julho só foi inferior ao de maio (auge da pandemia e Dia das Mães) e de novembro de 2019, conhecido como o “natal do comércio eletrônico” por conta da Black Friday.

Os portais de ecommerce tiveram cerca de 15 bilhões de acessos nos últimos 12 meses. O estudo mostra ainda que a audiência de julho no comércio eletrônico cresceu 25% em relação à média mensal do período pré-pandemia (fevereiro 2020). “As lojas e shopping centers estão reabrindo gradativa e parcialmente no Brasil".

"Mas o e-commerce não para de crescer e mudou para sempre o hábito de compras do consumidor. Prova disso é que, mesmo com a reabertura do varejo físico, o comércio eletrônico registrou mais um recorde em julho, consolidando-se como o terceiro melhor mês da história”, comenta Diego Ivo, CEO da Conversion.

De acordo com o relatório, o turismo foi o setor que mais cresceu em julho, com aumento de 29,6% em relação ao mês anterior. No acumulado dos demais setores, o crescimento do comércio eletrônico foi no geral bastante tímido, cerca de 1% nos últimos 60 dias.

O crescimento dos setores no comércio eletrônico em julho foram maiores no turismo (29,60%), esportes (11,15%), importados (5,95%), moda & acessórios (5,84%) e calçados (4,51%). 86% dos brasileiros realizaram compras eletrônicas durante a pandemia.

Como suporte aos dados de audiência, a Conversion fez uma pesquisa com 395 brasileiros no final de julho. Segundo o levantamento, 86% dos conectados à Internet fizeram compras durante a pandemia, sendo que Roupas & Acessórios foi a categoria preferida de presentes.

No estudo da Conversion, o Google foi o canal que mais influenciou o consumidor a decidir por qual produto comprar, com 63% do total. Em segundo e terceiro lugar estão Instagram e Facebook, com, respectivamente, 46,45% e 46,15% de respondentes.

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