Bombeiros coletam leite materno

Neste mês dedicado à campanha de aleitamento materno, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia reforça o trabalho desenvolvido pelo pessoal da Saúde. A iniciativa atende mães que não conseguem amamentar os bebês, No primeiro semestre, 312 recém-nascidos foram beneficiados com 356 litros de leite materno coletados.

Profissionais do 12º e do 4° Grupamento de Bombeiros Militar desenvolvem, durante a pandemia do novo coronavírus, o projeto 'Bombeiro Amigo do Peito'. As equipes de bombeiras vão até as residências das mães doadoras e recolhem os kits com o leite materno, entregando outros para que elas possam fazer a nova coleta.

A subtenente Joice Gonçalves disse que, antes da doação, os bombeiros explicam como deve ser feita a ordenha de forma segura. “A doação é um gesto de amor, pois esse é um alimento essencial para os bebês, principalmente para os prematuros”, explicou.

De acordo com o Ministério da Saúde, um pote de leite materno doado pode suprir a necessidade de até 10 recém-nascidos internados por dia. Dependendo do peso do bebê, cerca de 100 mililitros já é o suficiente para nutri-lo. Todo leite é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade.

Em tempos de pandemia, os cuidados com as entregas e coletas aumentaram tanto em Salvador, área do 12º GBM, quanto em Itabuna, atendida pelo 4º GBM. “Transportamos vidas para os prematuros. Por isso, intensificamos os protocolos de segurança".

"Na maioria das coletas, a equipe não chega nem a entrar na residência, realizando a entrega e coleta na porta ou na portaria do condomínio. Além disso, nossas militares estão sempre com máscaras de proteção e luvas”, explicou o major BM Rogério Cerqueira. Quem quiser doar pode ligar para (73) 3612-6230 ou 3612-5515.

23:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm