Bolsonaro inaugura sistema de água na Bahia

O município baiano de Campo Alegre de Lourdes agora conta com um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (Siaa). A infraestrutura foi inaugurada nesta quinta-feira (30) pelo presidente Jair Bolsonaro, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Nos cálculos do governo, mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas com água tratada, sem interrupções. Antes da infraestrutura, a região, que faz parte do “polígono da seca”, dependia de caminhões-pipa, chafarizes e poços com água salobra.

Agora, a água será captada no lago de Sobradinho, em Passagem, vai passar pelo município de Pilão Arcado até chegar a Campo Alegre de Lourdes. No centro das cidades e nos povoados a água vai chegar na casa das pessoas. Já nas zonas rurais, a água será disponibilizada em chafarizes. 71 comunidades serão beneficiadas.

A construção custou R$ 90 milhões em investimentos federais, através da Companhia de Desenvolvimento Regional dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). É a maior obra para abastecimento de água já feita pela companhia na Bahia. Nos últimos dois anos foram investidos R$ 20 milhões.

Foram construídos 477 quilômetros de adutoras e redes de distribuição, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), além de mais de 8 mil ligações domiciliares. Durante a visita do presidente, prefeitos da Bahia e Piauí aproveitaram para entregar um pedido: a pavimentação do trecho da BR-020 que corta a região.

A reivindicação é destinada também ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Enilson Marcelo (Campo Alegre de Lourdes) é o líder do pedido, subscrito pelos prefeitos de Pilão Arcado e Buritirama (BA), São Raimundo Nonato e Avelino Lopes (PI), todos localizados no trecho sem asfalto.

Em resposta, o Presidente Jair Bolsonaro solicitou o apoio dos deputados federais da região para que o recurso seja liberado.

1:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm