Bamin inicia o transporte de minério

A Bahia Mineração (Bamin) inicia nesta terça (18) o embarque da primeira carga de minério de ferro para produção e comercialização em pequena escala. O minério será escoado pela ferrovia da VLI Logística a partir do terminal da Bamin em Licínio de Almeida. De lá, o minério segue para Minas Gerais.

Ao todo, são 15 embarques para completar o transporte de 35 mil toneladas para o mercado interno. Com a operação inicial em pequena escala, a companhia prevê produzir 800 mil toneladas/ano de minério no projeto Pedra de Ferro, com um investimento aproximado de R$ 40 milhões.

“Estas 35 mil toneladas são oriundas de nosso estoque de fino de hematita, um minério com 65% de ferro e baixo teor de fósforo”, explica o gerente geral de Operações, Fernando Carneiro. Para a Bamin, a produção em pequena escala é estratégica para a viabilização do projeto completo da Mina Pedra de Ferro.

Ela vai produzir 18 milhões de toneladas de minério por ano, com a carga sendo transportada pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) até o Porto Sul, quando estiverem prontos. Paralisada no governo de Dilma Rousseff, a Fiol foi retomada na gestão de Jair Bolsonaro, com participação do Exército.

O Porto Sul ainda está apenas no papel e pode não estar pronto quando a ferrovia estiver em funcionamento. A dupla é essencial para o projeto. A empresa prevê a geração de mais de R$ 47 milhões em impostos federais, estaduais e municipais por ano, apenas com a produção do minério.

19:22  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm