Bahia sofreu dois terremotos em 24h

Amargosa, São Miguel das Matas, Laje, Mutuípe, Itacaré, Camamu, Marau, Vitória da Conquista e Salvador foram algumas das cidades baianas que sentiram levemente um tremor de terra nas últimas 24 horas. Na manhã desta segunda, um novo terremoto foi registrado em cidades do Recôncavo.

Os tremores foram observados em Amargosa, Brejões e Elísio Medrado, onde moradores já tinham feito relatos sobre o fenômeno na manhã e na noite de domingo. Em Amargosa, a Prefeitura identificou rachaduras em 6 casas e na igreja matriz. Não há risco de desabamento até o momento, nem vítimas.

O impacto dos terremotos foram sentidos principalmente na zona rural do município. Os danos foram, principalmente, no distrito de Corta Mão, entre Amargosa e São Miguel das Matas. No domingo, foram muitos os relatos de tremores de terra na localidade.

Mas o relato dos tremores em várias regiões do estado são intensos nas redes sociais, inclusive com pessoas gravando vídeos. Os tremores acontecem porque o Recôncavo Baiano está sobre uma região sísmica, assim como Amargosa. De vez em quando as placas tectônicas se acomodam.

Segundo o Instituto de Sismologia e os técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o fenômeno pode durar algumas semanas. O terremoto de segunda foi de 4.6 pontos na escala Rchter, com epicentro entre o Recôncavo Baiano e o Vale do Jiquiriçá.

Já na noite de domingo, o tremor foi sentido em Amargosa. Dessa vez, teve magnitude de 2.7. Há cerca de 10 dias, moradores de Cachoeira também relataram tremores de terra. O Centro de Sismologia da USP informou que o fenômeno ocorreu na cidade de São Félix, vizinha a Cachoeira, e teve magnitude de 1.6.

No mês de julho, um terremoto de 3,5 de magnitude foi registrado na região do litoral sul da Bahia, na altura de Ilhéus, e também foi registrado por sismólogos da UFRN, que fazem o monitoramento.

16:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm