BA lamenta morte de Elsimar Coutinho
O prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou a morte do médico Elsimar Coutinho. "Perdemos um dos grandes nomes da nossa história, uma pessoa que não tinha nenhuma vaidade e que veio ao mundo para servir. Que Deus possa confortar a todos os seus familiares e amigos".
O governador da Bahia, Rui Costa, decretou luto oficial nesta terça-feira (18). O governador lamentou a morte e destacou o trabalho de Elsimar, que se destacou nacional e internacionalmente na pesquisa da área de reprodução humana. Elsimar Metzker Coutinho, de 90 anos, estava internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Ele morreu nesta segunda-feira. Elsimar foi internado no dia 20 de julho, no Hospital Aliança, em Salvador, após apresentar caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da Covid-19. Quase 10 dias depois, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Pioneiro no desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais, Elsimar deixa a esposa, Tereza Coutinho, filhos e netos. Elsimar chegou a fazer hemodiálise e traqueostomia, e estava sob os cuidados do Dr. Roberto Kalil Filho.
Formado em Farmácia e Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Coutinho tinha mais de 50 anos de carreira em pesquisas. Fundador do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), ele era autoridade mundial em tratamentos de infertilidade provocada por endometriose e miomatose.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
