Alunos testados receiam volta à aula

O governo estadual iniciou nesta segunda-feira os protocolos para a reabertura do ano letivo. Nesta semana, alunos, professores e trabalhadores da educação em Ilhéus, Itabuna e Jequié estão sendo testados para a Covid-19. As pessoas serão convocadas para o teste por ordem alfabética, a fim de evitar aglomerações.

Até 14 de agosto, em Jequié, 10.771 pessoas vão passar pelos testes, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, de 17 escolas. Em Itabuna, cerca de 14 mil estudantes de unidades da rede estadual também passarão por testagens a partir desta terça, enquanto em Ilhéus serão outras 9 mil.

As testagens já ocorreram em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. O objetivo é obter um diagnóstico da situação dos alunos, tendo acesso a dados como quantos tiveram e quantos estão contaminados, de modo a gerar uma pequena amostra do que está ocorrendo. Esses e outros dados vão embasar a retomada das aulas.

O governador Rui Costa (PT) prorrogou por mais 15 dias o decreto que proíbe as aulas e a promoção de eventos que reúnam mais de 50 pessoas. A medida vem sendo prorrogada de 15 em 15 dias desde março e provavelmente será prorrogada de novo daqui a 15 dias.

Professores e alunos ouvidos pela reportagem do jornal A Região dizem que é cedo para reabrir e que não existe maneira de garantir a segurança. "Como vai se respeitar distanciamento numa escola cheia de adolescentes? Como vamos impedir as interações, os abraços, os grupos de conversa?" questiona um professor de colégio particular.

Duas alunas de outro colégio particular revelam que estão com medo de voltar às aulas presenciais. "A gente não aguenta mais as aulas online e a saudade dos amigos é enorme, mas tenho medo de voltar e pegar o virus", diz uma. "Nunca mais vou reclamar de aula na escola, mas também tenho medo de voltar," concorda a amiga.

21:29  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm