Suspeito filmava aldeia com drone

Um homem foi detido no sábado enquanto utilizava um drone para capturar imagens da Aldeia Patiburi, na Terra Indígena Tupinambá de Belmonte, no Extremo-sul da Bahia. Outra pessoa, que também operava o aparelho, conseguiu fugir. Em nota, a secretaria estadual de Justiça manifestou preocupação com a Aldeia Patiburi.

Já existe um histórico de disputa entre os indígenas que vivem no local e os fazendeiros da região. Entre os locais que o drone capturou em imagens, está a casa da Cacica Cátia, que foi alvo de várias ameaças de morte e inserida no Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos.

Em entrevista, ela contou que, na Delegacia da Polícia Civil, o homem que operava o drone afirmou que foi contratado por um fazendeiro que já entrou em conflito com os indígenas. Segundo a cacica, “um fazendeiro que tem conflito conosco tem trazido ameaças para a comunidade e para mim".

"O homem disse que não sabia o motivo da filmagem”, afirmou a cacique Cátia, relatando que o clima na região é tenso. “Fazendeiros da região estão tentando nos amedrontar. Já tivemos várias situações, temos também decisões no TRF1 e no STF favoráveis a nós. Com isso eles têm atacado fortemente. O último ataque foi o de ontem”.

O secretário de Justiça da Bahia, Carlos Martins, afirmou que a situação desperta atenção para a situação de vulnerabilidade da aldeia e dos indígenas. “A comunidade já sofreu bloqueio econômico, o que resultou na perda da sua produção de cacau, acarretando numa crise de subsistência séria. Agora, o drone levanta suspeita de uma nova investida”.

22:49  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm