Radioterapia do Manoel Novaes está parada

O acelerador linear do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, utilizado para radioterapia, há uma semana começou a apresentar problemas, prejudicando o tratamento de pacientes de todo o sul da Bahia. A unidade é uma das poucas no interior que faz atendimento oncológico pelo SUS.

Muitas pessoas atendidas no Manoel Novaes se queixam de que, nos últimos dias, não têm conseguido completar o tratamento radioterápico. Há casos de pessoas que necessitam viajar mais de 400 quilômetros até Itabuna para a o tratamento e a maioria reclama da dificuldade financeira em se manter em outro município.

Elas ficam hospedadas em uma espécie de abrigo custeado pela prefeitura de suas cidades. Mas a alimentação é por conta própria. O Manoel Novaes recebe pacientes de localidades do sul, extremo-sul e sudoeste do estado para tratamento oncológico.

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna confirma que o acelerador linear do Hospital Manoel Novaes se encontra com problemas desde sexta-feira passada e informa que a assistência técnica, em São Paulo, foi acionada. Ela identificou a necessidade de reposição de uma peça que, apesar de solicitada, ainda não chegou.

A assessoria da Santa Casa informou que o atraso também se deve a problemas que as transportadoras estão enfrentando durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, a promessa é de que a peça chegue até a próxima quarta-feira, para que os tratamentos radioterápicos sejam reagendados.

21:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm