PF combate fraude com INSS na Bahia

A Polícia Federal e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia deflagraram, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Teia de Aranha, que visa desarticular uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários na Bahia há um bom tempo.

Policiais federais cumpriram 17 medidas judiciais, sendo três mandados de prisão preventiva, 10 mandados de busca, uma medida de recolhimento domiciliar e três afastamentos de função pública dos servidores envolvidos. As medidas foram cumpridas em Salvador, Camaçari e Candeias.

Segundo a PF, a quadrilha atuava pelo menos desde 2018 e manipulava perícias médicas em troca de vantagens financeiras indevidas. O objetivo era ativar ou manter ativos benefícios previdenciários fraudulentos, em sua maioria de auxílio-doença, tudo contando com uma rede criminosa de despachantes

Eles se especializaram na execução da fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como no direcionamento de perícias-médicas. Esses intermediários contavam com o auxílio de servidores do próprio INSS e de um médico-perito para executar as manobras ilegais.

O valor do prejuízo estimado com as fraudes já supera R$ 4 milhões, relativos a cerca de 80 benefícios previdenciários suspeitos, números que provavelmente aumentarão com o avançar das investigações e a identificação de outras fraudes. Os envolvidos responderão por organização criminosa e estelionato previdenciário.

Mais inserção de dados falsos em sistemas de informações, corrupção ativa e corrupção passiva, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 50 anos de prisão.

22:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm