Osquestra faz surpresa no 2 de julho

Na edição do Jornal das Sete, da rádio Morena FM, de quarta-feira, foi informado que, pela primeira vez na história, neste ano não aconteceria, em Salvador, o desfile comemorativos do Dois de Julho, devido à pandemia. Por isso, as comemorações da Independência da Bahia não terão povo nas ruas da capital ou qualquer outra atividade.

Desde 1824, um ano depois da data histórica que marcou a expulsão definitiva das tropas portuguesas do estado, após o grito da Independência do Brasil, essa é a primeira vez em que isto acontece. Porém, o 2 de julho terá atos simbólicos no Largo da Lapinha, com as devidas restrições.

Para garantir o isolamento social, o acesso será liberado apenas às autoridades civis e militares, além da imprensa. A partir das 8h, haverá hasteamento das bandeiras nacional, do estado e da capital baiana, seguido pela deposição de flores aos Heróis da Independência, no monumento do General Labatut.

A solenidade contará com o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa, os presidentes da Assembleia Legislativa da Bahia, da Câmara de Vereadores e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Nelson Leal, Geraldo Júnior e Eduardo Morais de Castro, entre outras autoridades.

Surgiu ainda um fato novo para minimizar a tristeza dos baianos em não festejar o Dois de Julho: Filarmônicas de pelo menos 9 cidades vão animar e comemorar a vitória do povo baiano que, em 1823, expulsou do país tropas portuguesas que ainda ficaram depois do grito de independência do Brasil um ano antes.

As orquestras farão uma apresentação ao vivo pela internet, às 18 horas, pelo Facebook e YouTube da Fundação Gregório de Matos. À frente da ideia está o maestro Fred Dantas, da Oficina de Frevos e Dobrados (foto). Na abertura, será exibido um vídeo com o Hino ao 2 de Julho sob novo arranjo musical, feito pelo maestro.

Ele será executado de forma isolada pela Filarmônica Virtual Unida da Bahia, formada por 14 orquestras, contando com a participação de cerca de 270 músicos. As filarmônicas participantes são Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro (Irará), Lira Musical Deolindo Lima (Barra), Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim).

Mais a Sociedade Filarmônica Minerva (Morro do Chapéu), Filarmônica 15 de Setembro (Belmonte), Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina), Sociedade Filarmônica União Sanfelixta (São Félix), Filarmônica Erato Nazarena (Nazaré das Farinhas) e a anfitriã Oficina de Frevos e Dobrados, de Salvador. No Instagram (@fgmoficial) e Facebook (@fgmcultura).

0:35  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm