MS prorrogou a vacinação do sarampo

Com baixo índice de imunizações e apenas 4,2 % do público-alvo vacinado, o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação contra o sarampo da população de 20 a 49 anos para 31 de agosto, em todo o país. Desde o início da campanha, em 16 de março, até 15 de julho, foram vacinadas 3,7 milhões de pessoas nessa faixa etária.

Nesta quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, a população alvo da faixa etária totaliza mais de 90 milhões. Se a pessoa não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra, deve receber apenas uma vacina. A orientação é procurar um posto de saúde com o cartão de vacinação e identidade.

Lá, a situação vacinal será avaliada e atualizada conforme a recomendações do calendário de vacinação. Para viabilizar a vacinação, foram enviadas 4,3 milhões de doses extras, além do volume do atendimento de rotina. Também está em andamento a aquisição emergencial de 29 milhões de seringas e agulhas os estados.

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da covid-19. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18, por tosse, espirro ou respiração.

Neste caso, não é necessário o contato direto, porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. Basta estar no mesmo ambiente.

0:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm