Itabuna tem R$ 68 mi, mas atrasa salários

Servidores da secretaria de Saúde de Itabuna, sem salário há cerca de 40 dias, decidiram paralisar suas atividades a partir desta segunda-feira, tendo iniciado pelo Samu-192. Com isso, o caos se amplia, principalmente porque o atendimento da urgência e emergência fica comprometido sem os socorristas.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindserv justifica a paralisação como necessária para pressionar a Prefeitura a pagar os salários que deveriam ter sido pagos em junho. As manifestações ocorreram em frente aos postos de saúde do município e no Samu-192.

Para o Sidserv, o atraso se deve "à incompetência e má-fé do prefeito Fernando Gomes," que não nomeou um secretário interino para a Secretaria de Saúde para autorizar o pagamento, "prejudicando centenas de trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus".

Segundo relatório do ex-secretário Juvenal Maynart Cunha, que se demitiu na semana passada, há pelo menos R$ 68 milhões na conta da pasta. “O prefeito sabia que precisava pagar os salários dos servidores, mas preferiu viajar sem nem mesmo indicar um interino".

"É uma mistura de incompetência e má-fé”, critica Rosana Santana, presidente do Sindserv. Nos bastidores, se sabe que Fernando Gomes está fora da cidade e só deve retornar nesta terça-feira. Enquanto isso, o clima entre os servidores da Saúde é de revolta e não envolve apenas a questão salarial.

As televisões mostraram, nesta segunda-feira, as péssimas condições físicas e sanitárias do alojamento do Samu-192, que põe em risco a saúde dos socorristas. A situação já tinha sido denunciada pelo jornal A Região no ano passado e a Prefeitura chegou a anunciar melhorias, mas isto não aconteceu.

A Saúde tem sido problema recorrente desde o início desta quinta gestão de Fernando Gomes, cujo destaque foi a absurda frase “morra quem morrer” para justificar a reabertura do comércio. Pelo “mico”, de repercussão na mídia mundial, ele pediu desculpas.

Gomes transformou a Saúde de Itabuna em rodízio. Já teve sete titulares na secretaria desde o início da gestão. O oitavo é o interino Emerson Luís Santos Oliveira, nomeado nesta segunda-feira (13).

22:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm