Hospital faz parto de infectada por Covid

Uma equipe do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, fez um parto diferente dos rotineiros. A mãe foi infectada com o coronavirus, o que exigiu uma mudança completa nos procedimentos. O parto, cesariano, foi realizado na sexta-feira (26), tendo como resultado uma menina de 2,8kg e durando uma hora e meia.

Mãe e filha ficaram internadas em um leito de isolamento para Covid-19 e receberam alta no domingo (28). O parto foi realizado pelos médicos John Leahy Filho e Katiana Três, o anestesista Zacarias Figueiredo, a instrumentadora Irenildes Batista, a enfermeira obstetra Renata Marques e as técnicas Pollyana Monção, Camila Silva e Milena Nascimento.

A diretora técnica do Manoel Novaes, Fabiane Chávez, explica que, embora a unidade não tenha sido credenciada para parto de paciente com coronavírus, destinou leitos exclusivos para esse tipo de atendimento, regulado pela Secretaria de Saúde da Bahia. “Temos uma estrutura que possibilita a realização do atendimento com segurança”.

De acordo com a médica, "uma cesariana é sempre desafiadora, mas os casos envolvendo pacientes com teste positivo para Covid-19 requerem um cuidado ainda maior". Renata Marques destaca que, para evitar a contaminação dos recém-nascidos, a amamentação só é autorizada depois de um rigoroso processo de higienização nas mães.

13:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm