Comércio e shopping de Itabuna reabrem

O comércio de Itabuna reabriu nesta quinta-feira, depois de controvérsia na justiça, com irritantes fecha e abre portas, numa contenda tendo de um lado o MP-BA e de outro a Prefeitura. Na noite de quarta, o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, concedeu efeito suspensivo contra decisão da primeira instância.

Ele autorizou a reabertura das atividades consideradas não essenciais do comércio, segunda fase do cronograma. O agravo foi interposto pela Procuradoria Geral do Município. Ao retomar as atividades, paralisadas entre 21 de março e 9 de julho, os lojistas têm de adotar medidas de higiene e prevenção ao novo coronavírus.

Um exemplo é regular a entrada de clientes para evitar aglomerações e exigir o uso de máscaras e álcool gel a 70% pelos clientes. A empreitada mais dura, porém, será reaquecer as vendas, que não chegaram a 20% nos quinze dias de reabertura neste mês.

Ma quarta, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães instalou mais 8 leitos de UTI na ala destinada, exclusivamente, aos pacientes diagnosticados com a covid-19, cumprindo uma das exigências do MP-BA. O governador Rui Costa (PT) tinha prometido 50 UTIs para Itabuna, mas a promessa não saiu do papel.

Na semana passada, a Prefeitura havia anunciado que, além das UTIs, a unidade deve concluir a instalação de mais 16 leitos clínicos nos próximos dias. Com isso, o Hospital passa a contar com 28 leitos de UTI e 54 leitos clínicos, enquanto a vizinha Ilhéus já tem 65 UTIs.

A Prefeitura autorizou a abertura do Shopping Jequitibá, academias de ginástica, salões de beleza e barbearias. A autorização está no Decreto 13.762, que significa avanço para a fase 3 do plano de flexibilização das atividades econômicas durante a pandemia. Mudanças no horário do funcionamento também ocorreram.

A partir desta sexta, o comércio abre das 9 às 18 horas e o Shopping Jequitibá das 11 às 20 horas. As academias de musculação, dança e ginástica poderão funcionar das 5 às 19 horas, obedecendo o protocolo de medidas sanitárias e condições específicas. No entanto, o comércio poderá abrir somente de segunda a sexta-feira.

23:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm