COES recomenda internação precoce

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) recomendou, nesta segunda-feira (6), que os pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus sejam internados mais cedo. A medida, assinada pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, visa prevenir o agravamento do quadro clínico, especialmente em casos com comorbidades associadas.

De acordo com o secretário, pessoas de risco elevado para evolução desfavorável estão sendo internadas tardiamente, terminando por ir direto para a UTI . “Desse modo, justificam-se cuidados e observações mais criteriosas com diabéticos, hipertensos, portadores de doenças cardíacas, pulmonares ou renais, além de obesos, gestantes e maiores de 60 anos”.

Apesar de óbvio até para quem não é médico, este cuidado não era adotado. Ainda de acordo com o secretário, para esses pacientes serão disponibilizados, inicialmente, mais de 350 leitos clínicos, entre as gestões estadual e municipal de Salvador.

A Nota Técnica 71 está disponível no site www.saude.ba.gov.br/coronavirus e visa orientar, sobretudo, os médicos da rede pública. Consideram-se casos suspeitos de Covid-19 pessoas que apresentem quaisquer destes sintomas: febre, tosse, coriza, dor de garganta, dispneia, perda de olfato ou paladar, diarréia associada à dor abdominal ou sintomas respiratórios; e conjuntivite.

Os parâmetros para avaliação clínica e laboratorial são frequência respiratória maior ou igual a 22 por minuto, frequência cardíaca maior ou igual a 100 batimentos por minuto, saturação periférica de oxigênio menor ou igual a 95%, desconforto respiratório, auto declaração de falta de ar, hipoatividade, dor torácica.

Mais a glicemia capilar maior ou igual a 140 mg/dL, sódio maior que 145 ou menor que 135 mEq/L, potássio maior do que 5 ou menor do que 3,5 mEq/L e lactato arterial maior que 1,0 mmol/L.

22:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm