CBF anuncia datas dos campeonatos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário das competições administradas pela entidade, que foram suspensas ou adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mas, mesmo com as mudanças de datas, os regulamentos foram mantidos.

Agora, todas as disputas em nível nacional começarão em agosto e setembro, e encerrarão somente no ano que vem. A série A começa em 9 de agosto, terminando em 24 de fevereiro. Já a série B inicia em 8 de agosto e finda em 30 de janeiro. A série C dá o pontapé inicial em 9 de agosto, com final em 31 de janeiro.

Por fim, a série D começa em 6 de setembro e termina em 7 de fevereiro. A Copa do Brasil, que já começou, e foi interrompida na terceira fase, reinicia em 26 de agosto e encerra em 10 de fevereiro. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa, aprovado por todos os 20 clubes no Conselho Técnico em março.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, diz que as alterações foram necessárias para concluir as competições. “Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”.

Com o calendário apertado por causa do longo período de inatividade das competições (entre março e agosto), neste ano haverá jogos em datas atípicas. As semifinais da Copa do Brasil serão disputadas em 23 de dezembro e 30 de dezembro. No ano que vem, também haverá novidades.

Na primeira quinzena de janeiro serão realizadas partidas pelas quatro séries do Campeonato Brasileiro. Este intervalo, geralmente, integra o período de férias e pré-temporada dos jogadores que atuam no Brasil. Porém, o direito dos atletas foram antecipados para abril, o que permitiu esta alteração no cronograma.

A competição regional, interrompida em março durante a oitava e última rodada da fase de grupos, retornará em 21 de julho. As finais serão disputadas nos dias 1° e 4 de agosto. Já as quartas e semifinais serão definidas em jogos únicos. Os jogos restantes da competição serão disputados em sede única, na Bahia.

A Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana ainda não têm datas de retorno. A decisão pela retomada das duas competições é de responsabilidade da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que ainda não divulgou o cronograma dos jogos.

A CBF confirmou ainda que a FIFA adiou para setembro as duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, que estavam previstas para março. A seleção brasileira jogará contra a Bolívia, no Maracanã, e contra o Peru fora de casa.

22:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm