Anísio Teixeira vira patrono da educação

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na quinta-feira (16), o Projeto de Lei n° 23.931/2020, do governo do estado, que tornou Anísio Teixeira o patrono da educação baiana. A iniciativa é parte das ações em reconhecimento ao legado de Anísio, que nasceu em 12 de julho de 1900 em Caetité.

Ele é considerado um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos. O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou que “este é um presente para todos nós, baianos, que devemos reverenciar a memória e toda a obra de Anísio Teixeira".

"Ele foi um visionário, sempre à frente do seu tempo, pensou na escola pública, na educação em tempo integral, no financiamento da Educação, na formação dos professores, em sistema de Nacional de Educação. Só temos que comemorar e agradecer à Alba por esta aprovação, celebrar a obra de Anísio e nos inspirar".

A deputada Fabíola Mansur, presidente da Comissão de Educação da Alba e relatora do projeto de lei, falou sobre o momento. “Estou muito honrada por ter sido a relatora deste projeto histórico, justamente na semana em que estamos em comemoração pelos 120 anos do educador, filho de Caetité".

O presidente da Alba, Nelson Leal, disse que “tenho imenso orgulho e a grande honra de ter comandado esta votação de hoje da Alba, que concedeu, por unanimidade dos 63 deputados, a Anísio Teixeira, esse grande baiano de Caetité e inventor da escola pública no Brasil, o título de Patrono da Educação na Bahia".

0:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm