Ação da PF afasta prefeito de Jequié

O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, foi afastado do cargo nesta quinta-feira. Esta foi uma das seis medidas cautelares cumpridas pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União na cidade. Além disso, houve outros 11 mandados de busca e apreensão. A Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista explicou a operação.

"Denominada de Old School, ela combate fraudes em licitações e desvio de verbas públicas em Jequié, segunda maior cidade do sudoeste baiano". As investigações tiveram início no final de 2018, a partir de denúncia de vereadores.

Segundo eles, uma empresa estava vencendo muitas licitações no município, sendo que em uma delas, para reforma de 82 escolas, os serviços foram executados de maneira insatisfatória. A partir daí a Polícia Federal iniciou uma análise e apurou que Jequié celebrou com a empresa um contrato de R$ 8,8 milhões.

O valor foi pago com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (Fundef). A PF constatou que os serviços executados eram de péssima qualidade. O nome da empresa não foi divulgado. O prefeito já tinha sido afastado antes, pela Câmara.

Porém, no dia 19 o juiz Armando Duarte Mesquita suspendeu o afastamento. Segundo o magistrado, o processo de investigação contra o prefeito Luiz Sérgio Suzarte Almeida deve continuar, porém a Câmara não possui o direito de afastar o gestor, conforme o decidido na sessão plenária. Não adiantou, porque agora a PF afastou Gameleira.

20:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm