Usuários de WhatsApp usarão tornozeleira

O diretor de Políticas Públicas do WhatsApp para a América Latina, Paulo Bello, resumiu de forma contundente o efeito do projeto de lei das fake news que está sendo discutino no Senado. "Será como colocar tornozeleira eletrônica em 120 milhões de brasileiros, que vão ser monitorados eplo estado”.

Ele se refere a um dos pontos do projeto, o de rastrear as mensagens, identificado quem mandou, recebeu e repassou. Se o PL for aprovado, o WhatsApp vai ser obrigado a guardar informações sobre todos os compartilhamento de mensagens para que se possa identificar a origem de conteúdos "potencialmente ilegais".

“É como se pusessem uma tornozeleira eletrônica em todos os usuários de WhatsApp no Brasil — poderão monitorar todos os movimentos das pessoas, saber com quem todo mundo fala por mensagem”, afirma Bello. Ele diz que esta medida não quebra a criptografia.

Porém, mesmo sem revelar o conteúdo de cada mensagem, quem fiscalizar terá nas mãos a lista de todas as pessoas com quem voce falou, quando falou, com quem compartilhou conteúdo e de onde ele veio. "Viola a privacidade das pessoas", resume. O PL é da bancada da esquerda e apoiado por ela.

15:50  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm