Uesc vai fazer diagnóstico de covid
O Laboratório Central da Bahia (Lacen) credenciou um dos laboratórios da Universidade Estadual de Santa Cruz para diagnósticos do novo coronavírus. O reitor Alessandro Santana destacou a importância de a Uesc poder prestar mais esse serviço, com mais agilidade nos resultados dos exames.
Alessandro falou ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, de Itabuna, sobre os preparativos para assumir este papel. "A Uesc tme feito uma série de ações contra o coronavirus. Adaptados um de nossos laboratório para poder fazer este diagnóstico. Investimos pesado, adquirimos um extrator de RNA".
O reitor assinalou que as universidades públicas devem ser capazes de retribuir o investimento que recebem da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as reais necessidades da população. Ou seja, ela deve contribuir para solucionar os problemas da sociedade.
Um grupo de servidores e professores da Uesc se propuseram a auxiliar o Governo da Bahia no diagnóstico do SARS-CoV-2. A Uesc tem sua abrangência de atuação do Recôncavo ao Extremo-sul. Portanto, abrange os principais focos da Covid-19 do estado, depois de Salvador.
Foi necessário adequar a estrutura física, um novo dimensionamento dos espaços para o fluxo de trabalho, criar manuais de procedimentos operacionais e um programa de gerenciamento de resíduos sólidos. Foi obtido um Alvará Sanitário e CNES, e regularizada a responsabilidade técnica junto ao Conselho Regional de Farmácia.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
