Santa Casa inova nos procedimentos

A pandemia do novo coronavírus tem gerado dúvidas sobre os procedimentos e rotinas nos hospitais. O receio da transmissão cruzada vem gerando muitos questionamentos. Em Itabuna, o Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa, investiu em treinamento e mantém atualizados os protocolos do Ministério da Saúde.

Eles incluem medidas para proteção de funcionários, pacientes e acompanhantes. Segundo a diretora técnica Fabiane Ferreira Chávez, o plano de trabalho foi iniciado antes da confirmação dos primeiros casos no Brasil. Uma das primeiras medidas foi estabelecer um novo fluxo para o atendimento às pacientes com os sintomas.

Também foram instalados unidades exclusivas para internações do covid. Hoje, a gestante com sintoma respiratórios, mas sem indicação de parto, é encaminhada para uma unidade referência Covid-19 adulto para tratamento clínico. A grávida com indicação de parto normal, com sintomas respiratórios, é internada em um quarto isolado.

A gestante com indicação de cesariana passa pelo procedimento no Centro Cirúrgico e é levada também para área de isolamento. Em ambos os casos, só deixam os leitos de isolamento após alta médica. Outra inovação da Santa Casa vem sendo adotada nos dois hospitais da instituição.

É o projeto Meu Melhor Sorriso, criado pelos psicólogos da casa a partir da necessidade de melhorar a interação da equipe com os pacientes afetados pelo virus. A equipe que trata desses pacientes usam roupas de protreção que incluem máscaras, ocultando o rosto de médicos e enfermeiros.

Os psicólogos explicam que o projeto busca assegurar mais empatia em todo o processo de atendimento e mostrar aos profissionais que "eles não são anônimos". Para que o paciente saiba por quem está sendo atendido, nomes e fotos grandes, sempre sorrindo, são estampadas em um crachá especial.

A psicóloga da UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes, Talita Miranda, explica como surgiu a ideia. “Quando recebemos nosso primeiro paciente com sintomas de Covid-19, percebemos que tanto ele quanto a sua família ficaram assustados com a nossa vestimenta e pensamos na forma de nos aproximar do paciente”.

Naquele momento, os psicólogos lembraram da maneira como os profissionais nos Estados Unidos estão fazendo para estreitar essa relação nas unidades da Covid-19. “Adotarmos o modelo em nossa rotina com o intuito de tornar ainda mais humanizada a prestação de nossos serviços nos hospitais da Santa Casa de Itabuna”.

22:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm