Rui Costa desobedece o próprio decreto

O governador Rui Costa "vistoriou" uma etapa do projeto de macrodrenagem dos rios Joanes e Ipitanga na quarta-feira (24). O governador esteve no local, em Lauro de Freitas, ignorando seu próprio decreto, que proibiu a entrada e saída de pessoas na cidade para "combater o coronavirus".

A cidade teve o transporte suspenso e as viagens de outros municípios para ele proibidas pelo decreto de Rui Costa. O governador também tinha anunciado que pretendia desrespeitar seu próprio decreto viajando até Ilhéus, outra cidade na lista de proibições, para fazer uma "vistoria técnica" na obra da nova ponte.

Rui tentou proibir o transporte aéreo e fechar os aeroportos na Bahia, mas esbarrou no decreto federal que listou o setor como essencial. A ida do governador a Ilhéus tem motivação política, no caso, inaugurar a nova ponte que liga a zona sul ao centro da cidade.

Pronta para trânsito há dois meses, ela até hoje não pode ser usada pelos ilheenses porque Costa quer fazer um evento para inaugurar. O problema é que os eventos, de qualquer tamanho, estão proibidos na cidade (por decreto municipal) e em todo o estado, por decreto do governo estadual.

Resta ao governador fazer uma cerimônia para fotos e uso no marketing pessoal, mas o plano foi adiado porque o prefeito Mário Alexandre Souza testou positivo para coronavirus e ficará em quarentena até 6 de julho, não podendo sequer participar de qualquer ato pelo aniversário da cidade, em 28 de junho. Com isso a ponte pode completar 3 meses sem uso, mesmo pronta.

Rui Costa já tinha ignorado seu decreto, que manda as pessoas ficarem em casa, no dia 19, quando foi ao bairro da Liberdade "entregar" uma obra de encosta; no dia 12, quando foi a Cajazeiras "fazer vistoria" de casas populares; e no dia 4, quando visitou as obras do hospital de campanha da Fonte Nova.

O governador, repetidas vezes, criticou o presidente Jair Bolsonaro por circular na rua, chamando-o de irresponsável. Mas as visitas de Rui a cidades do interior provocam aglomerações de assessores e políticos locais.

22:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm