PF faz operação contra os hackers

A Polícia Federal (PF) realizou nesta manhã a Operação Capture The Flag (capture a bandeira). O objetivo é combater uma organização criminosa de hackers especializada em invadir sistemas informatizados de órgãos públicos. A quadrilha expõe dados privados de servidores e autoridades.

A ação ocorreu no Rio Grande do Sul e no Ceará, onde 20 policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão. Segundo a investigação, integrantes do grupo obtiveram e divulgaram de forma ilícita dados pessoais de mais de 200 mil servidores e autoridades públicas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro, sua família e ministros.

O objetivo era intimidar tanto as instituições quanto as vítimas. Segundo a apuração, a quadrilha teria invadido sistemas de universidades federais, prefeituras e câmaras de vereadores em cidades do Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, de um governo estadual e de diversos outros órgãos públicos.

Somente no RS, foram mais de 90 instituições invadidas pelos hackers. Há indícios, ainda, da prática de outros crimes cibernéticos por parte do grupo, como compras fraudulentas pela internet e fraudes bancárias. A investigação se concentra na apuração de invasão de dispositivo, corrupção de menores, estelionato e formação de quadrilha.

22:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm