PF desmonta quadrilha de traficantes

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, na Bahia e em Goiás, a Operação Ikaro, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas. 40 policiais federais cumpriram sete mandados de prisão (seis preventivas e uma temporária), todas na capital baiana.

Além disso, sete mandados de busca e apreensão foram executados em Salvador e um em Goiás, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária. Por volta das nove da manhã, seis prisões já tinham sido concluídas. O homem apontado como líder da quadrilha, um baiano de 34 anos, já responde a processos por tráfico e homicídio.

Segundo a PF, o modus operandi principal da organização era a utilização de "mulas" para transporte de cocaína para a Europa, por via aérea, escondida nas bagagens. Entre janeiro e fevereiro, foram realizadas sete prisões em flagrante nos Aeroportos Internacionais Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.

Na maioria dos casos, se tratava de casais tentando transportar cocaína para Lisboa em suas malas. Foi a semelhança do modo de atuação que fez com que a PF identificasse que se tratava da mesma organização criminosa em todos os casos. A polícia informa que todos integrantes estão sendo alvo das medidas judiciais cumpridas nesta quarta.

A PF conta que, durante as investigações, foi apurado que cada “mula” recebia aproximadamente R$ 15 mil caso o transporte fosse feito com sucesso, o que gerava lucro superior a meio milhão de reais para a organização criminosa, dependendo da quantidade transportada.

21:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm